Porquê casais não devem fazer D.R.
- Tulipa
- 2
Ter DR é saudável?
Só de falar em D.R., muitas pessoas já ficam de cabelo em pé.
Não é para menos. Se você já teve experiência, sabe que este é um momento crítico na vida de um casal.
Para você que não sabe, D.R. nada mais é do que o momento de Discutir a Relação. Também conhecido popularmente como a hora de “lavar a roupa suja”.
Isso acontece porque casais deixam acumular ressentimentos de desentendimentos que vão acontecendo no decorrer do cotidiano, isto é, o parceiro faz ou diz algo que não agrada ao outro, e ao invés do outro sinalizar que alguma coisa está errada, ele guarda para si a mágoa.
A pessoa que guarda o ressentimento pode até fazer isso mais de uma vez, mas chega um momento em que há tanta coisa em desconformidade, que fica impossível conviver de forma saudável. Daí o parceiro explode, e uma conversa vira questão de urgência.
O problema do momento D.R.
Na maioria das vezes a pessoa insatisfeita costuma estar emocionalmente abalada, e todo mundo sabe que falar muito em momentos de descontrole emocional é um desastre. Daí, ao invés de acontecer uma conversa racional, tudo vira cobrança, acusação e ainda mais desentendimento.
Se você acha que precisa de uma D.R. em seu relacionamento certifique-se de estar com o sangue frio, porque nesse momento é necessária muita paciência. Você pode e deve falar tudo o que sente e pensa, mas não se esqueça de ouvir o que o outro tem para falar. E não economize na empatia, se coloque no lugar do parceiro e compreenda seu ponto de vista, porque só assim é possível chegar a um acordo.
Mas se a D.R. é o momento de entendimento do casal, por que não devo fazer isso?
Porque quando você sente a necessidade de uma D.R. é sinal de que muita coisa já está acumulada, e é muito difícil manter o autocontrole em ocasiões como essa. A melhor opção para o casal é conversar sempre, tão logo quando achar que é necessário. Ou seja, toda vez que o parceiro fizer algo que você não acha legal, em seguida já converse com ele. Lembrando que o ideal é não fazer isso de cabeça quente, espere a poeira abaixar e o sangue esfriar, para depois iniciar o diálogo.
Resolver as questões logo depois de elas terem surgido reduz uma série de problemas, além do acúmulo de mágoas. Pense: quando o seu parceiro faz ou diz algo que você não gosta, e você não conta seus sentimentos, ele não terá como saber como aquilo te incomoda. E se ele não tem essa informação, existem consideráveis chances dele repetir a ação, afinal, ele não sabe que você não gosta daquilo. (Lembre-se: ninguém tem bola de cristal na cabeça!)
Dicas
Portanto, para evitar futuros aborrecimentos a melhor opção é deixar tudo sempre às claras. Seja sincero sempre, e exija que o outro também seja, porque essa é a melhor opção. Converse sempre! A falta de comunicação é o maior causador de problemas em todas as relações. Não só amorosas, mas até entre amigos, colegas de trabalho, pais e filhos, etc.
Não tente adivinhar, e também não exija que o outro descubra por si só o que se passa com você. Pergunte, conte, converse. Sempre!
Quer saber sobre a crise dos 7 anos de relacionamento? Clique Aqui
Por Letícia Miranda
Consultora de Relacionamento e Sexualidade, Terapeuta Holística.
Conheça meu canal do Youtube
2 thoughts on “Porquê casais não devem fazer D.R.”